Blog

    Produtos

    Upa Veterinária tem previsão para ser inaugurada em 2018

    Postado em 31/10/2017.

    Upa Veterinária tem previsão para ser inaugurada em 2018
    Foto: Reprodução/Facebook

    A unidade de Campo Grande (MS) poderá atender até 50 animais por dia e já tem área pública construída. A UPA tem previsão para ser inaugurada no primeiro semestre de 2018.

    De acordo com o vereador e veterinário Francisco Gonçalves (PSB), a UPA já é uma realidade. O projeto nasceu por conta da grande demanda por uma clínica veterinária em Campo Grande. E, por muitos anos, essa ideia só ficava no papel. Os primeiros passos começaram a ser dados a partir desse ano de 2017 e, para o veterinário, a previsão é que a unidade já esteja atendendo no primeiro semestre do ano que vem.

    “A UPA eu já considero uma realidade, só é preciso ainda uma readequação na área construída, planejamento para atuação profissional, aquisição de equipamentos, entre outros pontos”, explicou o vereador.

    Como vai funcionar a Upa Veterinária

    Também conhecida por Upa Vet, o compromisso foi anunciado pelo prefeito Marquinhos Trad, no mês de agosto, ao realizar a assinatura para oficializar a criação do Fundo Municipal de Bem-Estar Animal (FUMBEA). O principal objetivo da FUMBEA será o de captar e obter recursos para financiar e investir em causas em prol do bem-estar e proteção dos animais.

    A UPA funcionará 24 horas por dia e realizará consultas, primeiros socorros, vacinação e exames a preços populares. O atendimento não será gratuito pois eles serão realizados através de parcerias com empresas do setor privado.

    A unidade terá os mesmos moldes de uma unidade que oferece atendimento a seres humanos e ficará localizada ao lado do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

    Ainda de acordo com o vereador, parcerias com laboratórios, universidades e instituições já estão sendo estudadas e conversadas. Uma parceria inusitada, por exemplo, será com empresas de transportes. A ideia da prefeitura é a de oferecer um taxi-pet, serviço destinado para facilitar o transporte dos animais de estimação que precisam de atendimento veterinário.

    Assessoria de imprensa da prefeitura é menos otimista

    A assessoria de imprensa da prefeitura está menos otimista, principalmente em relação a prazos e datas. Em um comunicado sobre o assunto, a entidade enfatizou:

    “A possível implantação de um hospital veterinário para fazer atendimento ambulatorial e de emergência (UPA VET) ainda está sendo avaliada e o projeto em processo de elaboração. Ainda não é possível mensurar uma data para início de obra e eventual funcionamento do mesmo”.

    Além disso, outro fato que pode atrasar a implementação do projeto é o fato de que, no dia 10 de outubro, foi publicado no Diário Oficial a concessão do terreno no Jardim Itamaracá para a construção de um cemitério e crematório de animais pela empresa PET PAX.

    Políticas amigas dos animais

    Esse projeto está sendo muito comemorado pelos amantes e defensores dos animais. Para o vereador Eduardo Romero (Rede), essa iniciativa demonstra um passo muito importante para a causa.
    “Era preciso há tempos dar esse ‘start’ para atendimentos em questões de saúde, abandono e maus tratos, castração, com a geração de empregos e bem-estar animal. Agora, é fundamental que as pessoas tenham consciência do que é ter um pet, saber da responsabilidade no controle da natalidade, a questão das vacinações, acabar com isso de bicho abandonado”.








    Fonte: http://www.topmidianews.com.br/cidade-morena/upa-veterinaria-podera-atender-50-animais-ao-dia-e-ter-ate-mesmo/78486/